Imagem de destaque RECICLA AOS MONTES - Galpão de Reciclagem Amor e Vida promove ação solidária em prol da população LGBTQI+

11/07/2022 - 18:00
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, participou no último sábado, 9, no galpão da Casa de Acolhimento Amor e Vida (instituição filantrópica de coleta seletiva localizada no Centro de Montes Claros), de uma ação solidária em prol da população LGBTQI+.

A ação contou com café da manhã coletivo, exames de pressão arterial e glicemia (realizados por acadêmicos da Unimontes) e distribuição de cestas de produtos hortifruti, doadas pela Casa de Acolhimento Amor e Vida. Também foram doados, através da Unimontes Solidária, pares de tênis e sapatos apreendidos em operações de fiscalização da Receita Federal.

Para o pastor Josmar Xavier dos Santos, presidente da Casa de Acolhimento Amor e Vida, a coleta seletiva em Montes Claros já é uma realidade, graças ao empenho da Administração Municipal. “O prefeito Humberto Souto vem nos proporcionando transformar o lixo em luxo, com a implantação da coleta seletiva e a criação dos galpões de reciclagem, que têm o objetivo de proporcionar dignidade e emancipação para as pessoas em situação de rua, catadoras e catador1es, bem como os recursos para manter o acolhimento dessas pessoas, em um ato de cidadania”, disse.

Segundo o presidente do Movimento Gay dos Gerais (MGG), José Cândido Filho, o Candinho, a pandemia, além de aumentar os casos de violência contra a população LGBTQI+, também ampliou a exclusão social e econômica dessa parcela da sociedade. “Nossa população passou por momentos muito difíceis. Aliás, continua passando, mas graças à bondade e solidariedade de muitas pessoas, estamos vencendo mais esta batalha”, destacou Candinho.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, a Administração não tem medido esforços para estruturar ainda mais ações com o objetivo de gerar emprego e renda. "O projeto Recicla aos Montes tem como princípio mais importante a redução de custos com o enterramento do lixo. E, dentro do projeto, uma das medidas mais importantes é a valorização do catador e da catadora, porque eles são de extrema importância nesse processo de gestão dos resíduos sólidos", disse Guimarães, lembrando que a solidariedade é uma das maiores virtudes do ser humano, principalmente nos dias de hoje: “nós temos pressa de fazer as transformações, porque as pessoas precisam ser felizes. E o preconceito, em todas as suas formas, deve ser banido para a felicidade existir de fato, pois a natureza humana é própria de cada cidadão. Por isso, temos que respeitar esta individualidade”.