Atuar para reduzir a quantidade de lixo que chega ao aterro municipal, incentivar a reciclagem de materiais através da coleta seletiva e transformar resíduos orgânicos em composto para adubar a terra. É desta forma que a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, coloca em prática os 3 Rs da Sustentabilidade, que são "reduzir, reutilizar e reciclar".
Com 73 pontos de coleta seletiva, distribuídos em 31 condomínios, 29 edifícios, 13 residenciais e três bairros da cidade, são coletados materiais como papel, vidro, metal e plástico, que, ao invés de seguirem para o aterro sanitário, são distribuídos entre as cinco associações de catadores cadastrados no projeto. Em 2024, essa prática impediu que 590 toneladas de lixo fossem parar no aterro.
Já o lixo orgânico, constituído por restos de vegetais, frutas e legumes, é recolhido principalmente na Ceanorte, a maior central de abastecimento do Norte de Minas Gerais e uma das maiores do Estado. Atualmente, cerca de 350 agricultores usam o espaço para vender seus produtos e por lá circulam mais de 10 mil pessoas toda semana. O lixo orgânico recolhido na Ceanorte é transformado em composto orgânico. A cada semana são recolhidos no local cerca de 2,5 toneladas, totalizando 10 toneladas por mês, o que garante a produção de 900 quilos de "composto", que é o adubo produzido dentro do programa Composto aos Montes e distribuído para os produtores da agricultura familiar que trabalham na Ceanorte (mais de 100), além de atender também jardins, praças e campos de futebol da cidade.
Já podas de plantas, entulhos e volumosos como resíduos da construção civil, sofás, colchões, pneus e até móveis velhos ganharam um espaço para o descarte adequado: o Ponto Certo, que fica no Bairro Ibituruna. No local também é possível realizar o descarte de pequenos volumes. No Ponto Certo é possível fazer o descarte em caçambas específicas para cada tipo de material. Os materiais recebidos ali passam por uma triagem, onde são separados os resíduos próprios para a reciclagem.
DESCARTE GRATUITO
No Ponto Certo, que fica na Avenida Major Alexandre, no Bairro Ibituruna, a população pode fazer o descarte, gratuitamente, de até um metro cúbico dos materiais citados acima.
Através dos programas, a Prefeitura colabora com o meio ambiente e mantém a cidade limpa, garantindo mais qualidade de vida à população.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025