Um corte na perna direita, 12 pontos e quase 40 dias afastado do trabalho. O fato, um relato de Jonas Filipe Mendes, gari em Montes Claros, que se acidentou ao recolher um saco de estopa na porta de um morador do Bairro Dr. João Alves. O que ele não sabia é que o saco continha muitos cacos de vidro, pedaços de espelho e porcelanas quebradas.
A situação tem se tornado frequente na rotina daqueles que trabalham para manter a cidade limpa, mostrando as consequências do armazenamento incorreto de garrafas, copos de vidro, espelhos, louças e até de seringas pela população. Em função de ocorrências como esta, o serviço de coleta de lixo, realizado pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Serviços Urbanos, tem uma média mensal de 10 garis afastados dos afazeres. Além dos cortes, que afastam os servidores do trabalho, os que se machucam com seringas descartadas incorretamente precisam tomar um coquetel de medicamentos para evitar as mais variadas doenças que podem ser transmitidas pelos perfurocortantes.
“Pedimos à população que se conscientize da importância de acondicionar material que possa nos machucar de forma correta. Trabalhamos diariamente para deixar a nossa cidade limpa e também para levar o nosso sustento para casa. Quando acontece o acidente, ficamos afastados pelo INSS, o que nunca é bom, e perdemos a nossa pró-atividade que recebemos pelo trabalho realizado. Então, em nome de todos da coleta de Montes Claros, peço que a população pense em nós e faça o descarte correto”, reforça o gari Jonas Filipe.
COMO DESCARTAR VIDROS E SERINGAS CORRETAMENTE
Para evitar situações como a relatada, basta colocar vidros diversos; cacos de vidro ou espelho, seringas e agulhas e louças em caixas de papelão lacrada com fita adesiva ou em garrafas pet (cortar a garrafa ao meio, colocar o material a ser descartado na parte inferior da garrafa, tampar com a parte superior da garrafa, lacrando com fita adesiva larga. Importante identificar que na caixa ou na pet estão materiais que podem cortar ou machucar.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025