Imagem de destaque RANKING DO SANEAMENTO -Montes Claros está entre as melhores cidades do país em saneamento básico

22/03/2023 - 10:56 | atualizado em 22/03/2023 - 11:15
ASCOM | Texto: André Senna e Daniel Moraes Fotos: Divulgação | Secretaria de Comunicação: Alessandro Freire

O Ranking do Saneamento é um estudo realizado anualmente pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, que analisa os indicadores de saneamento básico das 100 maiores cidades brasileiras, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Na edição desse ano do ranking (https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2023/), a cidade de Montes Claros aparece, assim como nos últimos quatro anos, entre os 30 melhores saneamento do país. Neste ano, Montes Claros ocupa a terceira posição em Minas, ficando atrás apenas de Uberlândia e Uberaba, e à frente de diversas capitais do país, como João Pessoa, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Analisando os indicadores separadamente, percebemos que Montes Claros se destaca positivamente no IIT (Investimentos Totais por Arrecadação), que considera os investimentos em saneamento realizados pelos prestadores do serviço e também pelo poder público, em relação à arrecadação. Nesse indicador, Montes Claros aparece na 10ª posição, a melhor ocupada por um município mineiro, com proporção de investimentos de 58%.

Outro destaque da cidade está no IIP (Investimento dos Prestadores por Arrecadação), que considera apenas os investimentos da Copasa, sempre em relação à arrecadação. Nesse caso, Montes Claros está em 7º lugar, também com índice de 58% de investimentos.

A renovação do contrato de concessão da Prefeitura com a Copasa, em 2018, certamente tem uma influência grande sobre os números positivos trazidos pelo Ranking, uma vez que o Município exigiu diversas contrapartidas e investimentos para que a Companhia continuasse fornecendo os serviços em Montes Claros. "Investir em saneamento é garantir uma vida saudável. Por isso, entre as ações prioritárias da Prefeitura estão o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação sustentável do lixo e obras de drenagem pluvial. Muitas obras estão sendo realizadas nesse sentido, tornando Montes Claros umas das melhores cidades para se viver. Temos que lembrar que, 6 anos atrás, a população ficava três dias sem água por semana. Agora, já não fica um dia sequer", destaca o vice-prefeito de Montes Claros, secretário de Serviços Urbanos e presidente da AMASBE (Agência Municipal de Água e Saneamento Básico de Montes Claros), Guilherme Guimarães.