Imagem de destaque LIMPANDO OS CANAIS - Prefeitura de Montes Claros realiza limpeza e capina nos córregos da cidade

LIMPANDO OS CANAIS - Prefeitura de Montes Claros realiza limpeza e capina nos córregos da cidade

13/01/2026 - 08:43
SECOM | Texto: Ana Karienina Amaral | Fotos: Marlon Rodrigo

Evitar transbordamentos, alagamentos e inundações no período das chuvas, garantindo a eficiência do sistema de escoamento de água. Esse é um dos principais objetivos da capina e limpeza dos canais dos córregos que cortam a cidade realizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Serviços Urbanos.

A manutenção preventiva, incluindo a capina, como está sendo realizada em toda extensão do Canal do Cintra, evita a realização de reparos de emergência como o rompimento de tubulações ou inundações de grande escala, trazendo economia para o município e mais qualidade de vida para a população, já que têm um impacto direto na saúde pública.

O transbordamento de córregos, notadamente aqueles que recebem esgoto, contamina espaços urbanos, facilitando a propagação de doenças como cólera, febre tifoide, hepatite A, leptospirose e verminoses. A limpeza regular interrompe a cadeia de contaminação.

VISIBILIDADE 

A capina realizada às margens dos canais melhora a visibilidade para motoristas e pedestres, assegurando mais segurança e fluidez no trânsito.

Parceria entre a população e a Prefeitura de Montes Claros é fundamental para manter os canais limpos. Para colaborar para manter a cidade mais limpa, basta cada cidadão fazer o descarte correto do lixo, evitando jogar detritos nas ruas e nos próprios canais, pois plásticos, garrafas PET e outros resíduos são os maiores causadores de entupimentos. Importante também evitar deixar sacos de lixo expostos por muito tempo antes da coleta, para que a chuva não os leve para os canais, bem como fazer o descarte de resíduos de construção e demais inservíveis somente em locais adequados como, por exemplo, o Ponto Certo, que fica situado à Avenida Major Alexandre Rodrigues, no Bairro Ibituruna. Ali, cada pessoa pode fazer gratuitamente o descarte de até um metro cúbico de podas de plantas, entulhos e volumosos como resíduos da construção civil, colchões, pneus e até móveis velhos. Já o lixo doméstico deve ser descartado na coleta regular, atentando para os dias e horários de cada região.