O projeto “Composto aos Montes” é uma parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos (SSU) e Agricultura e Abastecimento, com o objetivo de reduzir e melhor gerir os resíduos orgânicos gerados na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte) e no Mercado Municipal Christo Raeff.
Os resíduos considerados não reaproveitáveis são coletados no local e transportados para a empresa responsável pelo processo de compostagem dos resíduos orgânicos. O adubo produzido é distribuído aos produtores que utilizam os espaços da Ceanorte e do Mercado Municipal, colaborando de forma imediata com a agricultura familiar no Município, e também, o produto é utilizado nas áreas verdes municipais. O projeto Composto aos Montes, teve início dia 8 de fevereiro de 2023. O custeio do projeto é assegurado por recursos que seriam utilizados para o envio dos resíduos ao aterro sanitário.
A compostagem é fundamental para o manejo eficiente de grandes quantidades de resíduos, principalmente orgânicos. Este processo transforma restos de alimentos, e outros materiais biodegradáveis em compostos ricos em nutrientes que podem ser utilizados como fertilizantes naturais. Além de reduzir a quantidade de resíduos que vai para aterros, diminuindo a pressão sobre esses locais e mitigando a emissão de gases de efeito estufa, a compostagem melhora a qualidade do solo e promove a saúde dos ecossistemas. Ao integrar a compostagem em grandes volumes de resíduos, contribuímos para uma gestão de resíduos mais sustentável e para a preservação ambiental.
Como ocorre a Compostagem
A compostagem acontece em três fases, sendo:
1° fase: Mesofílica. Aqui os micro-organismos agem em temperaturas próximas à temperatura ambiente, em torno de 40 °C e com duração de cerca de 15 dias. Esses organismos vão metabolizar os nutrientes mais facilmente encontrados, com moléculas mais simples.
2ª fase: Termofílica. Fase mais duradoura, se estendendo por até dois meses, de acordo com as características dos materiais que estão sendo decompostos. Aqui as bactérias são termofílicas, e são capazes de sobreviver em temperaturas entre 65 a 70º C.Com temperaturas mais elevadas, podem eliminar agentes patógenos.
3ª fase: Maturação. Essa fase também pode durar até dois meses. Nesse processo há diminuição da atividade microbiana, pois há a diminuição da temperatura e acidez.”
Fonte: https://www.c2ambiental.com.br/compostagem
Quantitativo de matéria orgânica coletada no Projeto "Composo aos Montes"
Na tabela a seguir é apresentado o quantitativo de resíduos orgânicos destinados à compostagem pelo projeto "Composto aos Montes", cujos valores foram fornecidos pela Secretaria de Serviços Urbanos (SSU).
Fonte: Secretaria de Serviços Urbanos (2024).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024