Com objetivo de estimular o reaproveitamento e reciclagem de materiais em geral, incluindo entre os instrumentos de sua política as coletas seletivas, os sistemas de logística reversa, e o incentivo à criação e desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associação dos catadores de materiais recicláveis.
A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores.
Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros.
O trabalho das associações e cooperativas de materiais recicláveis que recolhem esses resíduos do meio ambiente e com a venda dos mesmos garantem o seu sustento e de suas famílias. No município de Montes Claros, segundo dados divulgados pelo Edital 05/2019 , aproximadamente 30% do montante de resíduos sólidos recolhidos mensalmente, ou seja, cerca de 1.940 toneladas / mês podem ser reciclados.
Desta forma, a implantação da coleta seletiva fez com que o município reduzisse os custos com a disposição final de resíduos, investindo esse valor no pagamento a associações e cooperativas que prestaram o serviço ao município de coleta e comercialização dos materiais recicláveis.
Importância da Coleta Seletiva
A coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. Associado ao tema de educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva evita a poluição do solo e das águas. A intenção é separar todos os resíduos, utilizando-os na reciclagem.
Todos os cidadãos podem colaborar com a separação dos materiais seguindo a teoria dos 3 r’s, ou seja:
Reduzir: mudança de hábitos de consumo, reduzindo assim a proliferação de lixo.
Reutilizar: reutilização de materiais, como sacolas de supermercado, potes de vidro e plástico, dentre outros.
Reciclar: através de processos artesanais ou industriais, transformam-se materiais usados em novos produtos.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024