O dia 17 de maio foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o “Dia Mundial da Reciclagem”. A iniciativa tem como objetivo estimular as pessoas a refletirem a respeito da importância do descarte adequado dos produtos consumidos para que os resíduos gerados não poluam o meio ambiente.
O Brasil se destaca na cobertura de coleta de resíduos e a atividade proporciona trabalho e renda para um número considerável de brasileiros, apesar de não existir um número preciso e oficial sobre quantas pessoas trabalham na atividade. No entanto, estima-se que cerca de 800 mil pessoas trabalhem na reciclagem no país.
Na edição de 13 de maio do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros, foram publicados termos aditivos de projetos de cooperação, com prazo até o dia 13 de outubro de 2025, entre a Prefeitura de Montes Claros e associações que desenvolvem projetos de coleta de resíduos para reciclagem na cidade.
Desta forma, a Associação de Catadores e Iniciativas Sustentáveis EcoGalpão, que desenvolve suas atividades na região do bairro Santos Reis; a Associação Montes Claros de Catadores de Materiais Recicláveis Montesul, que atua na região do Maracanã; e a Associação Comunitária de Tabuas, na zona rural; receberão, cada uma, o valor de R$ 88.796 pela coleta de 80 toneladas de resíduos, cada.
Além das entidades citadas acima, a Associação de Catadores 3R, que atua na região do bairro Independência, e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região do Grande Village Recicla Vila também tiveram seus acordos de colaboração renovados, sob os mesmos termos, conforme consta na edição de 14 de maio do mesmo Diário Eletrônico. A associação do Village, porém, receberá um valor menor (R$ 73.436), uma vez que sua atuação terá um período de tempo menor (4 meses).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025